TRADUTOR

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ORQUESTRA DE CHORO NA BIBLIO MANGUINHOS - 17 AGOSTO, GRÁTIS

Não perca Choro, Samba, Maxixe e muito mais, neste domingo, 17 de agosto, às 17h, na Biblioteca Parque de Manguinhos!
       Uma Orquestra de ritmos genuinamente brasileiros com rico repertório de choros, maxixes, sambas, schottischs, polcas e valsas. O  grupo “Os  Matutos” surgiu em  2002, quando alguns integrantes da Sociedade  Musical Fraternidade Cordeirense – banda da cidade de Cordeiro-RJ – resolveram se reunir para tocar um repertório de choro.

Para aprimorar a linguagem no gênero, os integrantes do grupo começaram a frequentar a Escola  Portátil de Música, escola de choro coordenada por Pedro Aragão, Luciana Rabello e  Mauricio  Carrilho, e que tem como professores alguns dos principais nomes da música instrumental brasileira contemporânea.
 
   Com o nome inspirado no tango “Matuto”, de Ernesto Nazareth, o grupo começou a fazer apresentações na Região Serrana. Em paralelo, buscando ampliar o repertório, iniciaram um trabalho de pesquisa por partituras nos arquivos de bandas e de fazendas do interior do estado.


   Como resultado desse trabalho, o grupo recebeu o certificado “Cultura Nota Dez”, do governo do RJ. Além das pesquisas, Os Matutos começaram a fazer apresentações em escolas e dar aulas em bairros carentes de Cordeiro. Com isso, o grupo também recebeu a chancela cultural da UNESCO. 
      Em 2005, Os Matutos gravaram o CD “Meninos de Cordeiro”, que reuniu composições próprias e  músicas  recuperadas  através  das  pesquisas.  Com  o  álbum,  foram  indicados  em  duas categorias  ao  Prêmio  Rival-BR  de  Música  Brasileira  –  Melhor  Grupo  Instrumental  e  Prêmio Aclamação. Em 2010 receberam outra indicação, desta vez ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
 

     Após o primeiro disco, o grupo vem fazendo shows nos principais palcos do Rio de Janeiro. Também já foram convidados para tocar em programas de rádio e TV, e se apresentaram para o ex-presidente Lula, em Brasília.

     Seus componentes já dividiram palcos e estúdios de gravação com Maria Bethânia, Hermínio Bello de Carvalho, Mauricio Carrilho, Nailor  “Proveta”, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, entre outros grandes nomes da música brasileira. Participaram ainda do documentário “Brasileirinho”, do cineasta finlandês Mika Kaurismäki.

Entrada franca/0800/Grátis. 
Chegar às 16h para receber sua senha e quem sabe um livro, um papo, um abraço.
Biblioteca Parque de Manguinhos
Av. Dom Helder Câmara, 1184

Nenhum comentário:

Postar um comentário